Tem a certeza que pretende ser removido?
Voltar para o topo

As vésperas de Natal
com a Senhora Manteiga

Este Natal, para que os dias de azáfama sejam ainda mais saborosos e inspiradores, a Manteiga Primor convida a experimentar a sua receita de bolo-rei.
 

Bolo-rei tradicional

150 g de Manteiga Primor Sem Sal
150 g de frutas cristalizadas
150 g de frutos secos (pinhões, nozes, passas, avelãs e amêndoas)
1 dl de vinho do Porto
750 g de farinha de trigo sem fermento
30 g de fermento de padeiro
1 dl de água tépida
150 g de açúcar
1 limão
1 laranja
5 ovos
1 c. de sobremesa de sal
 

1.
Comece por picar as frutas cristalizadas e os frutos secos (reserve alguns para decorar) e deixe a macerar com o vinho do Porto.
2.
Dissolva o fermento de padeiro na água e junte uma chávena da farinha. Misture e deixe levedar durante 15 minutos.
3.
Enquanto isso, bata Primor com o açúcar e a raspa do limão e da laranja. Junte quatro ovos, um a um, misture bem e adicione a massa de fermento.
4.
Acrescente o resto da farinha e o sal. Amasse até a mistura ficar macia e elástica (se estiver muito rija, pode adicionar um pouco de leite).
5.
Misture as frutas maceradas no vinho do Porto, continue a amassar e molde em bola. Polvilhe a massa com um pouco de farinha, tape com um pano e deixe levedar durante cerca de 5 horas.
6.
Volte a moldá-la em bola e, num tabuleiro untado, faça um buraco no meio e deixe levedar mais 1 hora.
7.
Pincele com gema de ovo, enfeite a gosto com frutas cristalizadas inteiras e frutos secos e leve ao forno entre 180º a 200º, durante 25 a 30 minutos.

  • Imagem da receita
    Saborosos preparativos

    Bolo-rei com cobertura de coco

    75 gr de Manteiga Primor Sem Sal
    3 ovos
    150 g de açúcar
    150 g de coco ralado
    Groselhas ao natural
    Amêndoas laminadas

     
    Nesta sugestão, opte por utilizar no recheio da massa apenas os frutos secos, como se de um bolo-rainha se tratasse. Para a cobertura, misture bem os ovos e o açúcar, junte o coco e a manteiga Primor e envolva até obter uma massa homogénea. Reserve no frigorífico 2 horas, bem tapada, para ficar firme. Por fim, é só espalhar por cima do bolo-rei já levedado e levar ao forno. Para servir, pode decorar com groselhas ou amêndoas laminadas.

  • Imagem da receita
    lanches prolongados

    Bolo-rei escangalhado com batata-doce e nozes

    2 batatas-doces médias
    1/2 cháv. de amêndoas torradas com pele
    1 estrela de anis
    1 pau de canela
    Calda de açúcar

     
    Por que não substituir as frutas cristalizadas por creme de batata-doce? Só tem de assar as batatas-doces e reduzi-las a puré, levar ao lume com as amêndoas (também reduzidas a puré), o anis e a canela; juntar a calda de açúcar e deixar ferver alguns minutos. Quando a massa do bolo-rei tiver levedado 5 horas, estenda-a em rectângulo e espalhe o creme, com as nozes por cima. Enrole tipo torta e corte em três partes, deixando levedar de novo 1 hora. Faça alguns golpes nos rolos, pincele com a gema batida e decore com frutos secos.

  • Imagem da receita
    na cozinha com os pequenitos

    Bolo-rei de chocolate colorido

    200 g de chocolate de culinária
    1 chávena de frutos secos
    Drageias e pepitas coloridas
    Açúcar em pó

     
     
    Os mais pequenos vão adorar fazer e comer este bolo-rei! Em vez de colocar as frutas maceradas no vinho do Porto, só precisa de juntar o chocolate partido em pedaços e os frutos secos e deixar levedar, conforme indicado na receita tradicional. Pincele com a gema de ovo, leve ao forno e, antes de servir, decore com as drageias ou pepitas coloridas e um toque de açúcar em pó.

  • Imagem da receita
    ideias de última hora

    Bolo-rei com sabores de inverno

    Marmelada
    Frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes, cajus, passas)
    Alperces desidratados
    Vinho da Madeira ou do Porto

     
    Nada mais aconchegante do que juntar ao bolo-rei mais alguns sabores típicos do tempo frio, como a marmelada e os frutos secos e desidratados. Pique os frutos e as frutas e macere com vinho da Madeira ou do Porto. Substitua as frutas cristalizadas por estes, deixando alguns para o final. No momento de levar ao forno, além de pincelar com a gema de ovo, enfeite com pedaços de marmelada e com os frutos e frutas reservados.