Tem a certeza que pretende ser removido?
Voltar para o topo

Rituais de Páscoa
com amor e Primor

A Páscoa será diferente, mas a Senhora Manteiga sabe, como ninguém, encher-nos a casa com as deliciosas tradições da época.
 
Um folar para lembrar as ofertas dos padrinhos ou um pão de ló que nos faz viajar até às nossas raízes, só Primor para recriar momentos tão memoráveis no aconchego do lar.

  • Imagem da receita
    Lembrança dos padrinhos

    Folar da Páscoa

    40 g de fermento de padeiro
    100 ml de leite
    500 g de farinha
    100 g de açúcar
    75 g de Manteiga Primor Sem Sal
    1 c. de café de canela
    1 c. de café de erva-doce em pó
    Meio cálice de aguardente
    2 ovos para a massa
    2 ovos cozidos
    1 gema para decorar
     
    Misture o fermento com 100 g de farinha e o leite, e mexa até formar uma massa que se solta das mãos. Numa taça, junte a massa com a restante farinha, adicione o açúcar, a Manteiga Primor cortada em cubos, a canela, a erva-doce, a aguardente e os ovos batidos com um garfo. Amasse tudo até se despegar da taça e bata a massa na mesa 15 a 20 vezes até ficar fofa e elástica. Passe uma taça por água quente, limpe-a muito bem e coloque a massa, polvilhada com farinha e tapada, num local quente. Deixe levedar cerca de 1 a 2 horas até duplicar de volume. Retire um pouco da massa para a decoração, forme uma bola, achate-a um pouco, coloque os ovos cozidos e decore com a massa reservada. Leve ao forno a 200ºC durante cerca de 30 min.: ao fim de 10 min., cubra com papel de alumínio e a 5 min. do fim, retire do forno e pincele com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Leve de novo ao forno para acabar de cozer.

  • Imagem da receita
    A alegria das férias

    Bolachinhas coloridas

    250 g de açúcar
    250 g de Manteiga Primor Sem Sal
    550 g de farinha
    1 ovo
    Pasta de açúcar colorida
     
    Comece por misturar muito bem o açúcar com a Senhora Manteiga, previamente derretida. Junte a farinha aos poucos e, no final, adicione o ovo. Amasse tudo muito bem e quando a massa formar uma bola, deixe repousar no frigorífico durante pelo menos meia-hora. De seguida, polvilhe uma superfície lisa com um pouco de farinha e coloque sobre ela pedaços da massa, que deverá estender com um rolo. Use uma faca ou moldes para cortar as bolachas no formato desejado e faça a decoração da Páscoa com pasta de açúcar: desde ovos, pintainhos, coelhos ou até cenouras, pode ter as cores e os efeitos que quiser! Por fim, só precisa de levar ao forno sobre papel vegetal, durante 10 a 15 minutos, a 150ºC, e terá uma travessa de bolachinhas crocantes feitas com Primor e uma dose muito generosa de amor e alegria!

  • Imagem da receita
    O cheirinho da casa dos avós

    Pão de ló amanteigado

    4 ovos inteiros
    2 cháv. de chá de açúcar em pó
    4 cháv. de chá de farinha de trigo
    200 g de Manteiga Primor Sem Sal
    1 + 1/2 cháv. de chá de leite
    2 c. de sopa de fermento em pó
     
    Coloque os ovos, o açúcar e a Senhora Manteiga numa batedeira e deixe bater até o preparado dobrar de volume. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo previamente peneirada, o leite à temperatura ambiente e o fermento, e mexa com um fouet. Coloque a massa numa forma de 20 cm de diâmetro por 10 cm de altura, untada e polvilhada com um pouco de farinha. Leve ao forno pré-aquecido a temperatura média, durante cerca de 30 minutos, até dourar.

  • Imagem da receita
    OS COELHINHOS DOS MAIS NOVOS

    Brigadeiros da Páscoa

    2 c. de sopa de Manteiga Primor Sem Sal
    1 lata de leite condensado (390 g)
    125 g de coco ralado
     
    Numa panela, coloque a Manteiga Primor e o leite condensado e misture, sempre a temperatura média, até a massa se soltar do tacho (mais ou menos 10 a 15 minutos). Tire do fogão, junte 100 g de coco ralado e misture, deixando depois a arrefecer, antes de colocar no frigorífico durante cerca de 30 a 45 minutos. Para dar forma aos brigadeiros, faça as bolinhas com as mãos, podendo usar uma colher de sobremesa por dose. Por fim, só precisa de passar as bolinhas pelo restante coco ralado, colocar em formas de papel e acrescentar as orelhinhas dos coelhos, feitas em papel.